Siga-nos!

Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma praia do nordeste brasileiro, localizada no município de Ipojuca, em Pernambuco. Aqui moram a maioria dos personagens do “Um Mar de Histórias”, incluindo as corais repórteres Mille e Mussi que vivem nos recifes de coral.

Personagens:

Mille

Mille

Mussi

Mille é uma coral da espécie Millepora Alcicornis, nascida nos recifes de coral em Porto de Galinhas, ao lado da colônia da Mussi. Mille é bem jovem e, por isso, aprende muito com a sua vizinha mais velha. Ambas são muito amigas!

 

Apesar de muito sociável e generosa, às vezes é bem impaciente e exagerada, soltando seus poderes queimantes (nematocistos) sempre que se sente ameaçada ou quando seus amigos estão em perigo.

Mussi é uma coral adulta da espécie Mussimilia harttii que nasceu nos recifes de coral em Porto de Galinhas. Mussi é vizinha de Mille e acompanhou o crescimento da amiga, ajudando a sua vizinha mais nova a se desenvolver no recife.

Mussi tem mais experiência e maior conhecimento sobre o ambiente. Ela tenta esclarecer fatos e apaziguar os ânimos, mas nem sempre consegue.

É uma coral bem observadora, e um tanto quanto fofoqueira, sempre ouvindo informações à sua volta. Geralmente ela é muito paciente, mas às vezes ela perde a compostura, pois até mesmo um coral tem seus limites.

Saberé2

Chrysurus

Saberé

O peixe Microspathodon Chrysurus, mais conhecido como Chrys, nasceu em Porto de Galinhas, e ama ficar entre os ramos das Milleporas, foi daí que conheceu Mille e se tornaram amigos desde então.

Ele ocupa o segundo lugar na lista de melhores amigos de Mille.

O peixe Saberé, apelido do Abudefduf saxatilis, vive em Porto de Galinhas e se sente muito querido nesse ambiente.

É um peixe interesseiro e, por isso, ama ficar pelas piscinas naturais, junto com a sua família, se alimentando das comidas oferecidas pelos turistas. Seus amigos animais sempre brigam com ele por conta de sua mania de perseguir os humanos em busca de comida, por medo que ele fique doente e mal acostumado.

Às vezes ele é visto limpando o corpo de outros animais, mas isso não é algo muito comum. Comum mesmo é ver o Saberé de olho nas algas das hortinhas da Castanheta.

Castanheta2

Castanheta

Camarão Palhaço

A Stegastes fuscus, ou melhor, a jardineira Castanheta é uma das peixes jardineiras de Porto de Galinhas, ajudando no controle e na limpeza das algas do ambiente. 

 

Ela é muito trabalhadora e desconfiada, principalmente porque os outros peixes sempre tentam pegar as algas da sua hortinha sem pedir permissão. Por isso, ela sempre está preparada para defender o seu território.

O Stenopus hispidus, mais conhecido como Camarão Palhaço, também mora em Porto de Galinhas. Apesar de Mille acreditar que ele é um palhaço de verdade, o Camarão Palhaço não é muito bom na arte das piadas. 

 

Ele é um camarão limpador e, por isso, tem mania de limpeza. Além disso, tem uma ótima memória e é um camarão muito comunicativo. Este Camarão é um sonhador dos mares e adora contar histórias.

Jubarte1
Tubarão1

Jubarte

Sr. Tubarão

A Megaptera novaeangliae, apelidada de Baleia Jubarte, nunca realmente conheceu a Mille e a Mussi, mas ela aparece na história por causa do Sr. Camarão Palhaço. Ela é um mamífero que ama ser mãe e que gostaria de ser cantora nas horas vagas, porém infelizmente cantar não é o forte dela.

 

A Jubarte tem 30 anos e 15 metros de altura. Por ser muito grande, pode assustar no primeiro momento, mas é uma fofa. Desde que nasceu, vive migrando entre a região próxima a ilha Geórgia do Sul e a região do Arquipélago Fernando de Noronha (Pernambuco). 

O tubarão Ginglymostoma cirratum, ou melhor, o Tubarão-Lixa, é conhecido por Mille e Mussi como Sr. Tubarão. Vive nos recifes de coral que estão localizados já em alto mar e mora lá desde que nasceu. O Sr. Tubarão é bastante curioso e, diferente do que muitos pensam, ele é calmo e pacífico. Mas não se engane, diante de injustiças ele se torna um tubarão imprevisível.

 

O Sr. Tubarão tem muitos amigos e participa do grupo dos cartilaginosos, um grupo de tubarões, arraias e quimeras que se encontram às vezes para conversar sobre assuntos dos peixes cartilaginosos. Ele é um defensor dos tubarões e, sempre que pode, fala para outros animais sobre o perigo que outro predador representa para o mar. 

Apoio

Apoio

Apoio

Apoio